História do Sindilojas Porto Alegre

O Sindicato dos Lojistas do Comércio de Porto Alegre – Sindilojas foi fundado em 18 de outubro de 1937 com o propósito de defender os direitos e interesses dos lojistas. A entidade surgiu praticamente em conjunto com o surgimento do sindicalismo no Brasil, a partir da reformulação, em 1931, da Lei Sindical de 1907 e do Decreto nº 24.694, assinado em 12 de julho de 1934.

Em 17 de outubro de 1937 seis varejistas mandaram publicar nas páginas de um conhecido jornal da Capital um convite aos demais lojistas para se reunirem e tratarem sobre a fundação da entidade que os representaria. No dia seguinte, outros 16 comerciantes se uniram aos primeiros e, às 20h daquele 18 de outubro, fundaram o Sindilojas Porto Alegre.

André Serrano, da Velasco & Serrano, proprietária da Joalheria Cruzeiro, foi aclamado o primeiro presidente da Entidade. Desde então, o Sindicato vem exercendo um papel importante no desenvolvimento do comércio de Porto Alegre e Alvorada, representando cerca de 18 mil lojistas.

Veja outros momentos importantes do Sindilojas Porto Alegre na Linha do Tempo:

Linha do Tempo

Uma história de desenvolvimento e superações.

2013

A 1ª edição da Feira Brasileira do Varejo aconteceu em julho de 2013 no Centro de Eventos do Plaza São Rafael. O evento reuniu cerca de 3.500 pessoas interessadas em qualificação, inovação e novos negócios para tornar o varejo de Porto Alegre ainda melhor. Tanto que, em 2014 o evento mudou-se para um espaço mais amplo, o Centro de Eventos do BarraShoppingSul, trazendo mais expositores e palestrantes internacionais.

2013

2014

Paulo Kruse, lojista do ramo do vestuário, foi eleito para assumir a presidência do Sindilojas Porto Alegre em abril de 2014 e, em conjunto com a diretoria também formada por lojistas, vem desenvolvendo um sólido trabalho em favor dos interesses dos lojistas da Capital e do crescimento do varejo e da sociedade. A cerimônia da posse da diretoria da gestão 2014-2018 aconteceu na Sociedade Leopoldina Juvenil e reuniu centenas de autoridades e lojistas convidados.

2014

2015

A terceira edição da Feira Brasileira do Varejo consolidou o evento como uma das mais importantes feiras do setor no país e trouxe visitantes e palestrantes de diversos Estados. Reuniu mais de cinco mil pessoas em três dias de feira e Congresso Brasileiro do Varejo, com palestras, mesas-redondas e visitas técnicas. O grande destaque deste ano foi a Smart Store com cerca de trinta tecnologias para ponto de venda, como provador inteligente e expositores inteligentes.

2015