Notícias

A gestão de pessoas na nova geração foi tema do Café com Lojistas do Sindilojas Porto Alegre

O Sindilojas Porto Alegre realizou nesta quarta-feira, dia 03 de maio, o Café com Lojistas “Gestão de Pessoas: como lidar com a nova geração de consumidores”. O evento teve a palestra de Dulce Ribeiro, coach e consultora do Ecosocial, que abordou de um jeito leve esse tema tão relevante para o desenvolvimento do varejo. A palestrante apresentou diversas temáticas sobre como os empresários devem atuar com o apoio de colaboradores cada vez mais jovens e ansiosos por uma nova forma de trabalhar, com menos rigidez e mais oportunidade para crescerem e se desenvolverem.

Uma das grandes dificuldades para os empresários é criar um ambiente acolhedor para os colaboradores, onde eles não percam a liberdade, mas que tenham a oportunidade de evoluir dentro da organização. “Não é um problema eles estarem sempre conectados, pois isso faz parte da geração. Eles querem interação, cooperação e conversa. Mas é necessário criar uma cultura de confiança dentro das empresas, pois os mais jovens têm dificuldade de seguir hierarquia, e assim procuram imediatismo, autonomia e diversidade”, explicou Dulce Ribeiro.

Dentro desse contexto, a palestrante explicou que essa nova geração procura encontrar confiança, tanto no trabalho, quanto na vida pessoal: “Não são mais necessárias medidas de segurança para esses jovens, como formulários, contratos, etc. Eles não cogitam seguir regras, então esperam que o seu trabalho seja menos hierárquico e menos formal. A relação é de confiança. Para estimular o potencial do funcionário é necessário cuidar, enxergar e ouvir ele”.

Outra mudança entre as gerações é o ambiente de testes e de planejamento. “Essa geração faz as coisas enquanto está experimentando. Não existe o ato de planejar. É um mundo diferente, onde o trabalho e a vida pessoal são uma coisa só, com respostas curtas e imediatas”, explicou.