Notícias

Café com Lojistas debate Empoderamento Feminino no varejo

Aconteceu nesta quinta-feira (09), o primeiro Café com Lojistas do mês de março, que colocou em pauta o empoderamento feminino e seus reflexos no varejo. O tema está cada vez mais em destaque e as mulheres atualmente tem grande representatividade quando o assunto é empreendedorismo. As palestrantes convidadas foram Deb Xavier, fundadora do Jogo de Damas e especialista em empoderamento econômico e profissional feminino, e Carmen Flores, diretora  do Grupo Carmen Flores.

Deb Xavier iniciou sua palestra apresentando dados históricos sobre a presença das mulheres em postos de trabalho e a luta pela igualdade entre os gêneros. Segundo ela, caso elas estivessem tão presentes no mercado de trabalho quanto os homens, haveria um crescimento de 11,5% no Produto Interno Bruto (PIB). Isso se deve especialmente ao fato de as mulheres estarem cada vez mais à frente das famílias e das finanças das mesmas, inclusive gerando um impacto no varejo. “Se entendermos a evolução do sexo feminino socialmente e economicamente podemos também entendê-las como clientes”, explicou.

Um importante passo para ocorrer esse fenômeno é a emancipação financeira das mulheres, ocorrida especialmente a partir da década de 1990. Isto ampliou a tendência ao empreendedorismo, aumentando também a autonomia e independência tão exigida por elas. “As nossas escolhas são feitas sempre dentro de contextos, que para as mulheres não são favoráveis, mas precisamos enxergar nas exceções pessoas que nos inspiram a crescer”, afirmou. Segundo Deb, o governo e a gestão pública precisam pensar em soluções para facilitar a vida dos empresários no quesito equiparar as presenças femininas e masculinas no mercado de trabalho.

Carmen Flores contou sua trajetória de vida, desde quando saiu de Rosário do Sul, interior do Estado, em direção a Porto Alegre, onde iniciou o Grupo Carmen Flores. Para ela, o momento atual exige uma reflexão acerca do papel feminino na sociedade. “Queremos reivindicar nossos direitos, porque somos iguais. Mas a conquista depende apenas de nós, que precisamos ter uma habilidade para entender as mudanças e fazer acontecer no negócio”, apontou. Para ela, alguns dos grandes entraves para o empreendedorismo são as leis trabalhistas, as quais permanecem as mesmas há muitos anos, dificultando ainda mais o crescimento das empresas e trabalhadoras.

Inscrições abertas

O próximo Café com Lojistas acontece no dia 29 de março, quarta-feira, a partir das 8h30, na Fundação Iberê Camargo (Av. Padre Cacique, 2000). A economista-chefe da Fecomércio-RS, Patricia Palermo, é a palestrante convidada para falar sobre “A economia e sua perspectiva para os anos”. As inscrições são gratuitas e os interessados já podem realizá-las aqui. Mais informações pelo telefone (51) 3025.8300.