Pesquisas mostram otimismo do consumidor com emprego, renda e capacidade de quitar dívidas

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) lançou, no mês de janeiro, as Pesquisas Nacionais CNC de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) e Endividamento e Inadimplência do…

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) lançou, no mês de janeiro, as Pesquisas Nacionais CNC de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) e Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC). A apresentação dos primeiros resultados dos novos indicadores, criados com o objetivo de antecipar o potencial das vendas do comércio, foi realizada pelo economista-chefe da CNC e ex-diretor do Banco Central, Carlos Thadeu de Freitas Gomes.

Com base nos resultados das pesquisas, Carlos Thadeu acredita que as famílias começam o ano mais otimistas com o emprego e com a renda familiar, e com capacidade de assumir mais dívidas. Segundo ele, apenas 9,2% das famílias pretendem não pagar suas dívidas. E quanto à intenção de consumo foi constatada uma percepção de satisfação geral que indica otimismo quanto ao cenário futuro. “O percentual em relação às dívidas é considerado baixo, ou seja, os consumidores pensam em pagar suas contas. A percepção é de que estamos vivendo abaixo de nossas possibilidades financeiras”, disse. A inadimplência menor, na visão de Carlos Thadeu, gera um cenário propício à redução do spread bancário praticado pelos bancos na concessão de crédito. Para o economista, o Brasil está entrando em um ciclo favorável de consumo.

A Pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) é um indicador inédito com capacidade de medir a avaliação que os consumidores fazem sobre aspectos importantes da condição de vida de sua família, tais como a sua capacidade de consumo (atual e de curto prazo), nível de renda doméstico, segurança no emprego e qualidade de consumo, presente e futuro. Já a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) permitirá o acompanhamento do perfil de endividamento do consumidor, com informações sobre o nível de comprometimento da renda do consumidor com dívidas, contas e dívidas em atraso, e sua percepção em relação à capacidade de pagamento.

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