Feira Brasileira do Varejo

A Feira Brasileira do Varejo está no calendário nacional de eventos e atividades voltadas para o varejo e é um importante evento para o setor. Com a iniciativa do Sindilojas Porto Alegre, o evento tem o objetivo de reunir, em um só local, lojistas e fornecedores do varejo. A Feira reúne diversos expositores que apresentam soluções e inovações para o comércio nas áreas de tecnologia, vitrinismo, comunicação, serviços visuais, capacitações, mobiliários, entre outros. Em paralelo à Feira Brasileira do Varejo, ocorre também o Congresso Brasileiro do Varejo, que traz para a capital gaúcha especialistas de referência nacional e internacional para discutir as tendências e os desafios do setor no Brasil. 

A primeira edição da Feira Brasileira do Varejo aconteceu em julho de 2013, no Centro de Eventos do Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre. Foram três dias de muito conhecimento sobre gestão, marketing e tendências. Grandes nomes como o do escritor Mario Sérgio Cortella e da especialista em Marketing Digital, Martha Gabriel, marcaram presença na primeira edição da Feira Brasileira do Varejo e do Congresso Brasileiro do Varejo. 

Em 2014, o evento aconteceu no Centro de Eventos do BarraShoppingSul. Passando de um espaço de 600m² para 2 mil m², a 2ª Feira Brasileira do Varejo recebeu 40 expositores e promoveu diversas atividades como mesas-redondas, workshops e visitas técnicas. No Congresso Brasileiro do Varejo o destaque foi a participação de Luiza Helena Trajano, CEO da Magazine Luiza, e de Paco Underhill, especialista com reconhecimento mundial em ciência do consumo. Cerca de quatro mil pessoas estiveram presentes entre os dias 15, 16 e 17 de setembro.

Na edição de 2015, que aconteceu entre os dias 8 e 10 de julho, o evento reuniu 5.300 visitantes. Realizada pela segunda vez no Centro de Eventos do BarraShoppingSul, a Feira contou com mais de 50 expositores em 69 estandes trazendo inovações e soluções tecnológicas para o setor varejista. Um dos maiores destaques da Feira foi a Smart Store, exposta pela primeira vez no Rio grande do Sul. O estande reuniu as tendências do varejo 3.0 com mais de 30 tecnologias sendo apresentadas ao público.  No Congresso Brasileiro do Varejo, nomes como o da Dra. Regiane Relva Romano, idealizadora da Smart Store; Pedro Janot, CEO da Contravento; Donny De Nuccio, economista e apresentador do programa Conta Corrente da Globo News; e de Junior Maicá, criador do site O Bairrista; brilharam entre os 30 participantes de palestras e mesas-redondas. O Café com Lojistas, tradicional encontro mensal do Sindicato, integrou pela primeira vez a programação do Congresso com a palestra “A venda inteligente que gera resultado”, do especialista em marketing Ricardo Lemos. 

Em 2016, a 4ª edição da Feira Brasileira do Varejo, que aconteceu de 06 a 08 de julho, foi recorde de visitação desde o início de sua realização. Foram mais de 6.200 visitantes durante os três dias de Feira. Tecnologia, inovação e muito conteúdo sobre o varejo fizeram desta edição um sucesso, além de reunir lojistas e fornecedores em um espaço repleto de novidades. Foram três dias de intenso crescimento para o varejo com palestras de profissionais renomados do mercado e oportunidades por todos os lados. Grandes nomes, como o de Marco Aurélio Raymundo, fundador da Mormaii, como o do jornalista Ricardo Boechat, do fundador e CEO da Samba Tech, Gustavo Caetano, do cientista de dados e fundador da Cappra Data Science Team, Ricardo Cappra e muitas outras personalidades passaram por essa edição da Feira Brasileira do Varejo. Outro grande sucesso da Feira foram os robôs NAO e Tiki, da RobotLab, que vieram pela primeira vez ao Brasil, trazendo um novo conceito para as vendas do varejo. 

Em 2017, a 5ª edição da Feira Brasileira do Varejo superou todas as expectativas. Consolidada como um dos principais eventos do setor varejista no Brasil, reuniu aproximadamente 7 mil pessoas em três dias de evento e obteve 92,4% de satisfação entre os visitantes. Foram mais de 20h de debates no Congresso Brasileiro do Varejo que reuniu em um só lugar 61 palestrantes de referência para o varejo nacional e internacional. Com mais de 50 expositores apresentou as mais recentes soluções para o ponto de venda e inovações tecnológicas, entre outros. Além disso, gerou a prospecção de cerca de 1.300 negócios entre lojistas e fornecedores.

Já em 2018, foi realizada a 6ª edição do evento, nos dias 28, 29 e 30 de maio, pela primeira vez em um espaço três vezes maior que o anterior: no Centro de Eventos da Fiergs, em Porto Alegre. Esta edição se encerrou com resultados animadores para o mercado do varejo e para as empresas relacionadas com o setor. Cerca de R$ 7,5 milhões em negócios foram prospectados no local pelos expositores, com uma média de 131 prospects por expositor. Com visitação aberta e gratuita ao público, o evento contou com 70 expositores de empresas especializadas em soluções de tecnologia, gestão, segurança, marketing entre outros serviços e produtos voltados ao segmento. Além de visitar os estandes, os participantes puderam conhecer as principais novidades do setor e fazer negócios e assistir gratuitamente às palestras do FBV Talks, que aconteceram durante os três dias de evento. 

Em 2019, a 7ª edição cresceu ainda mais, tanto como espaço físico quanto no número de visitantes. Realizada nos dias 28. 29 e 30 de maio, também no Centro de Eventos da Fiergs, a FBV reuniu mais de 8,1 mil pessoas nos três dias de evento e proporcionou a movimentação de R$ 9,6 milhões em negócios prospectados. Entre as novidades estiveram a realização do RS Moda, espaço voltado à moda que pela primeira vez integrou a grade da Feira. Aulas, bate-papos e desfiles aconteceram a partir desta iniciativa. No Congresso Brasileiro do Varejo, nomes como Sheila Makeda (Makeda Cosméticos), Oskar Metsavhat (Osklen), Peter Furukawa (Quero-Quero) e mais nove renomados profissionais compartilharam conhecimento e muito conteúdo com os congressitas. Esse ano, a Feira se consolidou como um espaço de possibilidades ideal para empresários, fornecedores, consultores e demais profissionais do setor realizarem negócios, divulgarem produtos e serviços e construírem uma ampla rede de contatos.

Em 2020, aconteceria a 8ª edição da Feira Brasileira do Varejo, que teve de ser prorrogada em razão da pandemia de coronavírus. Visando evitar a propagação da Covid-19, seguindo a recomendação dos órgãos oficiais de saúde, o Sindilojas Porto Alegre decidiu, então, por adiar o evento para o próximo ano. Em 2021, a 8ª edição acontecerá nos dias 12, 13 e 14 de julho 2021, mantendo toda a qualidade e credibilidade conquistada ao longo de suas sete edições. Para mais informações e atualizações sobre o evento, acompanhe os canais de comunicação da Entidade e o site www.feirabrasileiradovarejo.com.br.

Quer participar sendo um expositor, patrocinador ou apoiador? Ligue para (51) 3025.8300