Notícias

Café com Lojistas debate gestão e cultura de resultados nas empresas

O Sindilojas Porto Alegre realizou na manhã desta quarta-feira (06) mais uma edição do Café com Lojistas, que desta vez teve como tema a gestão e cultura de resultados nas empresas. O ministrante foi João Aparecido de Lima, sócio-fundador da Fractal Resultados - Consultoria e Gestão, e autor do livro " Gestão e Cultura de Resultados", que falou sobre conceitos e experiências que facilitaram mudanças nos modelos de negócios.

De acordo com Lima, “a cultura de uma empresa é o conjunto de comportamentos necessários para atingir os objetivos do negócio”. Durante o evento, ele citou como a definição da Missão, Visão e Valores das empresas têm que estar presente no dia a dia de todo o corpo de colaboradores e ser algo que norteia as decisões das empresas. “Tudo começa pela redefinição dos comportamentos desejados. Valores definem comportamentos necessários para obter o resultado desejado”, afirmou.

Como cultura é comportamento, segundo o palestrante, é necessário repensar a cultura para romper com o passado, tendo o negócio como foco e fator integrador. Reinventando a cultura é possível transformar os resultados e orientar o futuro. “Cultura de uma empresa é o conjunto de comportamentos necessários para atingir os objetivos do negócio”, explicou.

Para atingir os objetivos das companhias, Lima enfatizou a importância de contar com lideranças capazes de mudar o cenário do negócio. “Um líder transformador mobiliza pessoas, liberta seu potencial na direção de uma aspiração, gerando significado em suas vidas”, enfatizou. As características principais de um líder, segundo ele são: ter uma visão clara, compartilhada e com entusiasmo; inspiração, com otimismo, paixão e confiança; estímulo, a partir de inovação, criatividade e questionamento; coaching, que avalia, aconselha e apoia; e team building, criando times fortes a partir de indivíduos fortes.

Baixe aqui a apresentação de João de Lima