Notícias

NRF 2020: segundo dia de evento fala sobre uso de dados no futuro do varejo

Nos últimos dias, a 111ª edição da NRF Retail’s Big Show acontece em Nova Iorque, trazendo muita informação sobre o futuro do varejo no mundo. O Sindilojas Porto Alegre participa do evento com uma comitiva formada pelo presidente da Entidade, Paulo Kruse, pelo vice-presidente, Arcione Piva, e pelo vice-presidente de Relações Políticas e Institucionais, Ronaldo Sielichow, acompanhados da empreendedora Bruna Luz, para descobrir as principais tendências. 

Nesta segunda-feira (13), Kevin Johnson, CEO e presidente da Starbucks, apresentou a missão da marca, que é ajudar as pessoas a se reunirem e interagirem um pouco mais. "Um café e um bom sanduíche desliga qualquer aparelho", disse. 

A Starbucks também utiliza os dados reunidos com seu programa de fidelidade Starbucks Rewards, em que cada compra gera estrelas que depois podem ser trocadas por produtos e experiências, para fazer melhorias e trabalhar na mesma linguagem que os clientes. Kevin lembrou que os seres humanos vêm antes de qualquer tecnologia e que o olho no olho é muito importante, tanto com os clientes quanto com os funcionários. "A tecnologia entra para somar e trabalhar para nos tornar mais conectados uns com os outros", complementou. 

Preço, estratégia e agilidade

Um painel reuniu representantes de três grandes varejistas: Mousse Coulibaly, vice-presidente de Omnichannel de pricing da Bed Bath & Beyond, Barrie Carmel, Chefe de otimização de valor da Dick's  Sporting Goods, e Leonardo Cyreno, Diretor de pricing da Leroy Merlin, que exploraram como utilizam os preços baseados em dados. 
O omnipricing é um desafio, pois ter o mesmo preço na loja física e na loja online não é mais entendido e bem interpretado pelo cliente. Por isso, o diretor da Leroy Merling aconselha que as empresas tenham um forte relacionamento com seus fornecedores. 

Para Barrie, os preços da Dick's são construídos através da análise de dados coletados na loja, todos os insights são obtidos através do comportamento de compra do cliente na loja e no site. Quando 80% dos clientes comparam o preço do produto online o desafio de conseguir o melhor preço é grande e por isso o valor da marca e o que ela traz além do produto é muito importante para ter um mark up vantajoso. 

Entre os outros conteúdos apresentados no evento, merecem destaque a visão inclusiva da moda para 2020, as novas oportunidades em formas de pagamento e como os colaboradores das lojas podem ser uma vantagem competitiva no mercado. Essas e outras dicas estarão no e-book especial pós-NRF, que deve ser lançado pelo Sindilojas Porto Alegre ainda em janeiro. 

Café com Lojistas Pós-NRF

Para que todos esses conteúdos cheguem ainda mais longe, no dia 27 de janeiro (segunda-feira), o Sindilojas Porto Alegre realiza a primeira edição de 2020 do Café com Lojistas, especial Pós-NRF, no Cineflix do Shopping Total. Bruna Luz é uma das palestrantes confirmadas, para aprofundar o conteúdo produzido durante sua experiência em Nova Iorque. 

A participação é gratuita para associados e os ingressos custam R$ 30,00 para o público geral. As inscrições estão abertas e devem ser realizadas aqui