Notícias

Ricardo Mallet fala sobre os atributos de uma boa liderança no Café com Lojistas

"Será que alguém já nasce líder?". Foi com essa pergunta que Ricardo Mallet iniciou sua participação na edição do Café com Lojistas desta quarta-feira (9). O diretor da Unani.me foi o convidado do encontro e apresentou atributos de uma boa liderança e quais os melhores caminhos para comandar uma equipe com excelência. 

Os participantes do evento foram convidados a responder a questão sobre a naturalidade da liderança e, para eles, algumas pessoas são, sim, líderes natos. No entanto, também é possível adquirir as características de liderança ao longo do tempo, aliando personalidade, experiência e conhecimento técnico. 

Mallet explicou, então, que não há garantias ou conjuntos de traços que possam distinguir quem poderá ou não ser um bom líder desde o nascimento. "Quando estudamos os grandes líderes da história, descobrimos que alguns realmente eram eloquentes, engajavam pelas palavras, enquanto outros eram tímidos, pouco falavam e muito engajavam. Descobrimos que alguns eram muito impositivos, fortes, se impunham, enquanto outros tinham uma atitude mais frágil. Ou seja, temos líderes muito diferentes, não podemos prever", disse.   

No entanto, o especialista ainda ressaltou que existem dois traços definitivos para o sucesso de qualquer líder: cooperação e convergência."Ser cooperativo é fundamental, pois propõe um crescimento em conjunto para a equipe. E a convergência é uma habilidade relacional que leva todos para o mesmo objetivo, com uma solução integrada. Sem essas capacidades, um líder não leva a equipe adiante", enfatizou.  

O palestrante encerrou sua participação reforçando qual seria o primeiro passo para ser um bom líder: saber que é um processo de influência para engajar pessoas a alcançarem resultados de interesse comum. 

Próxima edição
No dia 23 de outubro, o Café com Lojistas recebe a economista Patrícia Palermo para falar sobre gestão de negócios com os participantes. Patrícia irá abordar temas como a conjuntura econômica brasileira, perspectivas para curto e médio prazos e gestão de pequenas e médias empresas como mecanismo de crescimento dos negócios. O evento será realizado no Auditório do Sindilojas Porto Alegre (Rua dos Andradas, 1234, 9º andar), de forma gratuita para associados e no valor de R$ 30,00 para público geral. As inscrições podem ser realizadas aqui