Notícias

Vendas de Dia das Mães recuam cerca de 5% na Capital, indica Sindilojas Porto Alegre

Pesquisa realizada pelo Sindilojas Porto Alegre indica o resultado das vendas de Dia das Mães na Capital. O levantamento mostra que, em relação à data no ano passado, o resultado foi de cerca de 5% negativo. Embora 40% dos lojistas entrevistados afirmaram que as vendas foram mantidas, os que tiveram redução nos resultados apresentaram uma queda mais expressiva, especialmente no segmento de vestuário, o que levou a uma variação para baixo na pesquisa.

O ticket médio para a data foi de R$ 200, sendo que 13,3% dos entrevistados gastaram R$ 500 ou mais. Segundo os lojistas, a queda nas vendas ocorreu especialmente por conta de dois fatores: baixo movimento (44%) e crise financeira (33%). O período de maior movimentação indicado pelos lojistas foi a véspera, com 58,6% das vendas, seguido por “uma semana antes”, com 37,9%.

“O resultado dessa pesquisa confirma um certo pessimismo do comércio para este Dia das Mães. Embora esta seja a segunda data mais importante para o varejo, o aumento nas vendas não ocorreu da forma desejada, especialmente em função do clima, já que, com altas temperaturas, o consumidor deixa de comprar roupas mais pesadas, o que leva a uma aquisição de produtos mais baratos. Esperamos que uma provável queda nas temperaturas venha a favorecer as vendas no Dia dos Namorados”, explica o presidente do Sindilojas Porto Alegre, Paulo Kruse.